quarta-feira, 27 de junho de 2007

Audiobook em inglês (vale a pena)

Aqui fica a primeira parte de uma história em inglês, em audiobook, Jack and the pirate school.
Brevemente será colocada a segunda parte. Este audiobook, e outros, poderão ser ouvidos na origem: http://storynory.com/

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Bibliotecas e Livros Digitais

Não é fácil falar, neste caso escrever, sobre a realidade digital que hoje temos pela frente e que nos leva a encarar tudo à nossa volta com “outros” olhos. O desenvolvimento das tecnologias informáticas e das redes digitais obrigaram-nos a mudar alguns hábitos. Os mais resistentes tardam em adaptar-se, ou melhor, ainda têm alguns anos para se ir ajustando à inevitável existência dos organismos virtuais.


Principalmente nós, educadores, professores, pedagogos, mestres, instrutores e outros nomes mais de que se queiram apropriar, temos a aprazível e interessante tarefa de desimpedir ou desobstruir caminhos para aqueles que se nos seguem. Os conhecimentos que intimámos, salvo seja, aos nossos alunos conhecem no presente, e cada vez mais no futuro que aí se acerca, uma realidade que com toda a convicção seria de embasbacar os nossos antepassados e até alguns dos actuais colegas de profissão.


Não me refiro ao sumo da questão, mas aos meios hoje utilizados para a propagação e registo de informação. Não há muitos anos, poucos conheciam as expressões hoje tornadas banais: e-mail, Internet, e-book, audiobook, blog e outros que tais. Cada vez mais, basta estar atento às estatísticas tornadas públicas, temos ciberdependentes que não procuram conhecer, ou reconhecer, outras realidades que não as virtuais prontas para consumo em redutos próprios para eremitas.


Dir-me-ão: “é a vida adaptada às sociedades desenvolvidas ou em desenvolvimento”. Mais certo é impossível! É uma realidade entristecedora? Não podemos discordar, uma vez que a vida em comunidade atesta isso mesmo; deixamos de querer compartilhar espaços comunitários, o instinto gregário é quase inexistente a favor do egoísmo.


Colocando de lado estas reflexões, temos a realidade das nossas escolas e das nossas bibliotecas. Os nossos alunos frequentam cada vez menos os locais vocacionados para a leitura e consulta de materiais; procuram, no entanto, os centros de recursos apetrechados com computadores e confiam na veracidade da informação encontrada na Rede das Redes. É altura para nos habituarmos a esta realidade e tentar mudar as bibliotecas tradicionais. Chegou o momento de nos adaptarmos ao mundo digital.


A edição e publicação de conteúdos em suporte digital são cada vez mais frequentes e temos de acompanhar os avanços, sob pena de nos vermos preteridos nesta sociedade da informação. É necessária também a mudança de mentalidades em vários sectores da educação. É essencial deixar de lado os moralismos bolorentos e acompanhar os discentes, pois o ensino existe por eles e para eles – a mudança é e será boa se, acima de tudo, garantir mais e melhor educação, mais e melhor acesso à informação, mais e melhor conhecimento.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Na biblioteca: à moda antiga!

Para descontrair, porque também é preciso, e para reflectir. O acesso a documentos, tal como tudo na vida, tem de acompanhar os tempos que correm!!!