terça-feira, 25 de setembro de 2007

26 de Setembro - Dia Europeu das Línguas

No caso da diversidade linguística europeia, podemos afirmar que esta é sinónimo de riqueza. Não podemos deixar de pensar que a linguagem é também manifestação cultural de todo um povo.

É importante não maltratar a nossa língua, uma vez que esta é o veículo principal de comunicação entre nós. Ainda mais, só fica bem mostrarmos que sabemos falar e escrever correctamente. É caso para lembrar a afirmação de alguém que dizia: "ele até parecia bem posto até abrir a boca" - ocasião para dizer "sem comentários".
A propósito do Dia Europeu das Línguas, a Equipa responsável pela Animação de Leitura da Escola publicita esta efeméride através de uma pequeníssima amostra de Banda Desenhada patente na nossa Biblioteca. A particularidade desta amostra é a de apresentar algumas "tiras" de BD nas quatro línguas estudadas na escola (Português, Inglês, Francês e Alemão). Para além disso é recomendada a consulta de Atlas, Enciclopédias e outros livros relacionados com a Europa - excelente oportunidade para ficar a conhecer um pouco mais sobre o "velho" continente.
Quanto à celebração do Dia Europeu das Línguas, poderá consultar-se o sítio na Internet dedicado à Educação e Formação da Comissão Europeia, nomeadamente aqui onde se sensibiliza para a aprendizagem das línguas através de informação e actividades relacionadas com esta ocasião.