quarta-feira, 31 de outubro de 2007

A propósito do Halloween...

... proponho a leitura do livro:

"Abadazad
O Ladrão de Sonhos"

Tal como referido na contracapa, é aconselhado a jovens a partir dos 9 anos.

Trata-se de uma boa conjugação da narrativa com a banda desenhada, tornando a leitura mais leve, até para aqueles que se afirmam menos adeptos desta actividade.

(exemplo de duas páginas interiores)

Este é o segundo livro da série Abadazad (Editorial Verbo - direitos da Disney Enterprises), trata-se de um diário de uma jovem que foi parar a outro mundo, supostamente "mágico", onde acontece de tudo, desde a noção anormal do tempo até personagens bizarras - talvez por isso tenha muito a ver com o Halloween.

A qualidade gráfica é excelente e o enredo é interessante para quem gosta de histórias misteriosas e de seres estranhos.

Se puderem comprem, se não puderem o livro vai estar disponível na biblioteca da escola durante o dia de hoje. Passem pela biblioteca e folheiem o livro - pode ser que depois convençam os vossos pais a investir nas vossas leituras.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Citação do Mês

Está a decorrer o concurso intitulado "Citação do Mês", com o intuito de seleccionar as melhores citações (de índole cultural, literária, científica ou civilizacional) apresentadas por alunos, funcionários e professores da nossa escola.

O regulamento está afixado na Biblioteca, Centro de Recursos, 4º pavilhão e Sala dos Professores.

Vá à Biblioteca e participe todos os meses com novas citações! No final do ano haverá prémio para a melhor!

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Saramago elogia Doris Lessing

Escritor diz que Nobel da Literatura foi "mais do que merecido". José Saramago considerou "mais do que merecido" o prémio Nobel da Literatura hoje atribuído a Doris Lessing.

O escritor português, que recebeu o Nobel há nove anos, disse que conheceu em Londres "há um bom par de anos" Doris Lessing e que tem por ela grande estima.

"É uma pessoa preocupada com o mundo e com ideias claras", sublinhou Saramago que descreve a romancista britânica como "uma pessoa muito aberta, sem nenhuma pose ou vaidade".
"Como é que tardaram tanto a dar-lhe o Nobel?", questionou o escritor, frisando que "é um prémio mais do que merecido" e que recebeu a notícia com "muita satisfação".

José Saramago não quis destacar nenhum dos títulos da vasta obra de Lessing, por considerar que toda ela "é muito complementar".

"Espero que a resgatem dessa zona cinzenta em que estava há bastante tempo e espero que o Nobel reavive o interesse dos leitores por ela", afirmou José Saramago.

Doris Lessing, que completa 88 anos no próximo dia 22, foi surpreendida pelos jornalistas, quando regressava a casa das compras, com a notícia de que ganhara o Nobel.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

A propósito da Alemanha...

... que amanhã comemora a reunificação ocorrida a 3 de Outubro de 1990, após longos anos de divisão fruto da Guerra Fria, propomos a leitura de um romance de John Le Carré, Algures na Alemanha, editado pela Europa-América.

Aqui fica uma pequena sinopse:


Por toda a Alemanha se sente um clima de agitação: motins de estudantes, comícios neonazis. Turner, um agente secreto inglês, desloca-se a Bona para, numa corrida contra o tempo, encontrar um funcionário da embaixada britânica que desapareceu levando consigo alguns dossiers secretos. E, de súbito, tudo explode num pesadelo de violência e morte...

É claro que, para quem quiser conhecer melhor este país, fica aqui a sugestão de História da Alemanha de Jacques Droz.
Sinopse:


História da Alemanha é a história de uma nação secularmente dividida. Desde a Idade Média até ao século XX, inúmeras foram as tentativas de unificação deste país, a última das quais teve as desastrosas consequências a que o Mundo inteiro assistiu. Na presente obra, o historiador Jacques Droz analisa as origens dos diferentes movimentos que lutaram pela unidade alemã bem como os motivos internos e externos que os levaram ao fracasso. Alguns séculos separam a política de Frederico Guilherme I dos esforços diplomáticos da Ostpolitik, mas a actual conjuntura parece indicar que a história da nação alemã está longe de se esgotar. Entretanto, e perante as rápidas e surpreendentes alterações verificadas no Leste europeu, a leitura deste livro fornece ao leitor elementos que lhe permitirão compreender melhor os acontecimentos que se adivinham num futuro próximo e que se repercutirão por toda a Europa e mesmo por todo o Mundo.
Para além destas referências, sempre podes encontrar informações sobre este país na Biblioteca da Escola, principalmente nas Enciclopédias existentes.