terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sugestão de Leitura

Uma Aventura na Escola, de Ana maria Magalhães e Isabel Alçada



A escola foi assaltada logo no princípio do ano. Mas, para grande espanto de todos, os ladrões não levaram nada. Seria uma partida dos alunos? Seria obra de um maluquinho? Puseram-se muitas hipóteses, mas nada se descobriu. Os professores, os empregados e até a polícia tentavam deslindar aquele mistério. Mas quanto mais tentavam, maior era a confusão...


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais no 5.º ano de escolaridade

Retirado de: http://html.editorial-caminho.pt/

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Feira do Livro na Escola

A partir da próxima segunda-feira, dia 24 de Novembro, e até sexta-feira, dia 28 de Novembro, temos a Feira do Livro na nossa escola. Esta feira conta com o apoio do grupo editorial Leya e da Câmara Municipal de Santana.

Esperemos que alunos, professores, auxiliares da acção educativa e encarregados de educação aproveitem a oportunidade para visitar a nossa feira e, até, adquirir um ou mais livros.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sugestão de Leitura

O Ano da Peste Negra, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


Impulsivo como sempre, João carrega nuns botões marcando sem querer uma data fatídica: 1348. Não foi preciso mais nada para a máquina do tempo disparar para esse ano, o ano em que a tremenda peste negra varreu a Europa, assassinando milhões de pessoas. Claro que Orlando quis voltar para trás, só que a máquina avariou. Então o cientista e os dois irmãos não tiveram outro remédio senão percorrer as ruas de Lisboa quase deserta em busca de um ferreiro que lhes fabricasse uma peça especial. As voltas e reviravoltas levaram-nos a um palacete onde tinham sobrevivido apenas um menino de seis anos com fama de ter poderes sobrenaturais para curar certas doenças e o seu velho criado Valdemar. Fazem amizade. Mas quando menos esperam são todos perseguidos e assaltados por uma perigosa quadrilha.
Resta-lhes lutar ou morrer.
....

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Concurso chega ao fim...

Durante 4 semanas, o movimento em torno dos livros na nossa biblioteca foi maior. Isto porque de 20 de Outubro a 14 de Novembro, o Projecto de Animação de Leitura da escola promoveu um concurso denominado Página Solta à Procura do Seu Livro.

O concurso não foi mais do que uma série de provas - uma por semana - cujo principal objectivo era o de divulgar algum do acervo da biblioteca.

O concurso foi dirigido a alunos do 2.º e 3.º ciclo, mas notou-se a maior afluência por parte de alunos de 5.º e 6.º ano.

Esperamos que a demonstração de interesse seja, em grande parte, pela leitura e não apenas pelo passatempo. Ao menos, tivemos a nossa biblioteca muito mais movimentada do que é habitual.

Quanto a vencedores e atribuição de prémios, basta aguardar mais alguns dias e trataremos de fazer essa divulgação o mais brevemente possível.

Para mais informações ou para acompanhar o que se faz a propósito da leitura, visite:

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sugestão de Leitura


A casa ficava do outro lado do nevoeiro, quase no fim do mundo.
Era um lugar tão estranho que Mónica tinha a certeza de que algo ia acontecer.
Uma aventura inquietante.
Quadros roubados, pintores que se desfazem em fumo, anjos, fantasmas que passeiam dentro das paredes...

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

4.ª semana do concurso "Página solta à procura do seu livro"

A partir de hoje, os alunos de 2.º e 3.º ciclo podem participar na 4.ª semana/4.ª fase do concurso referido. A participação é feita em formulário próprio que deve ser depositado na caixa disponibilizada para o efeito na biblioteca da escola.

Para mais informações, devem consultar: http://leituras.webnode.com/

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Sugestão de Leitura


Grande aborrecimento entre os Cinco, pois não poderão ir à Ilha Kirrin durante as férias da Páscoa. O pai da Zé, cientista, mandou ali construir, em segredo, uma torre semelhante a um farol, para onde irá trabalhar. Mas em quê? Um mistério na Ilha Kirrin? Um mistério para a própria Zé, a quem a ilha pertence. Assim, ela resolve saber do que se trata, até que o pai suspeita de que na ilha está alguém para o espiar. Então, o Tim é deixado para acompanhar e guardar o cientista contra a ameaça de espiões. Mas este acaba por desaparecer, sem se saber como, e a Zé, sozinha na noite, procura-o. Mas no circo nem tudo são rosas: a par de gente simpática, como o Dino e a Lucília, há figuras inquietantes, como, por exemplo, Lou, o acrobata, e Tigre Dan, o palhaço, para os quais a presença dos Cinco é indesejável. Os Cinco e o Tio Alberto acabam por ficar fechados, em grande perigo, numa gruta. No entanto, será que os famosos Cinco resolverão mais esta situação?

Sinopse retirada de http://www.misteriojuvenil.com/

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

3.ª semana do concurso "Página Solta à Procura do Seu Livro"

A partir de hoje, os alunos de 2.º e 3.º ciclo podem participar na 3.ª semana/3.ª fase do concurso referido. A participação é feita em formulário próprio que deve ser depositado na caixa disponibilizada para o efeito na biblioteca da escola.

Para mais informações, devem consultar: http://leituras.webnode.com/