terça-feira, 17 de março de 2009

Actividade "Um aluno, um livro"

A aluna Jolene Vieira, do 11.º 1, apresentou, no passado dia 9 de Março, o livro Deserto Real, de Jean Sasson, à turma 2 do 10.º ano.

Os colegas ouviram com bastante atenção todas as histórias que a Jolene recontou e, no final, as palmas demonstraram o seu apreço pelo desenrolar da actividade.

O nosso agradecimento à Jolene, que abraçou, desde logo, esta iniciativa.

Ficamos sempre a contar que haja mais participações, porque ler também é prazer.
Projecto de Animação de Leitura
.............................



Leitura de Imagens

A exposição intitulada "Leitura de Imagens" pode ser visualizada no primeiro piso do 1.º pavilhão até ao dia 27 de Março.

Os trabalhos em exibição são da autoria de alunos do 11.º ano. Cada um teve de escolher um quadro de um leque de 12 disponibilizados no blogue http://dizedores.blogspot.com/, para, seguidamente, proceder à sua "leitura" com base em vários aspectos, como planos, formas, luminosidade, cromatismo, simbologia, entre outros.

Com esta iniciativa, pretendeu-se apurar a capacidade de observação e descrição, tal como exercitar a interpretação através de um plano estabelecido previamente.

Por último, deve-se referir que esta actividade permite aos alunos compreenderem melhor obras artísticas, mas também os ajuda a expressar e a opinar sobre, neste caso, pintura.

É mais uma forma deliciosa de ler.

Projecto de Animação de Leitura




Inauguração da Biblioteca "Feiticeiro do Norte"

Foi inaugurada hoje a Biblioteca "Feiticeiro do Norte" na freguesia do Arco de São Jorge. Ficam aqui algumas fotografias. Contamos colocar mais alguma informação brevemente.

terça-feira, 3 de março de 2009

Sugestão de leitura: Pedro Alecrim de António Mota

Pedro Alecrim reparte os seus dias entre a escola, as brincadeiras com os amigos e o trabalho no campo para ajudar a família. Pedro gosta de andar na escola, embora se interrogue sobre a utilidade de algumas matérias e nem sempre aprecie o feitio de alguns professores. Os dias vão passando, com sonhos, alegrias e tristezas. A morte do pai alterará tudo.

Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e jovens. Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. A 15.ª e a 16.ª edição incluem trabalhos vencedores do Concurso Literário António Mota.

Sinopse e imagem de: http://www.gailivro.pt/

Para informações acerca do autor, visita: www.gailivro.pt/amota