terça-feira, 26 de maio de 2009

Actividade "Um professor, um livro"


A professora Vera Santos apresentou à turma 3 do 9.º ano a obra O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde. Esta iniciativa contribui para que a actividade "Um professor, um livro" continue a suscitar algum interesse pela leitura, por parte dos nossos alunos.

Actividade "Um aluno, um livro"






No âmbito da actividade "Um aluno, um livro", as alunas Sandra Bárbara, Joana Lourenço, Ana Paula Câmara e Lisete Paixão, da turma 4 do 8.º ano, têm vindo a apresentar a turmas de 2.º e 3.º ciclo duas obras: A Lua de Joana de Maria Teresa Gonzalez e Cão como Nós de Manuel Alegre.
Aproveitamos para agradecer o contributo de todos os alunos que têm dado asas, aderindo, a esta proposta do Projecto de Animação de Leitura.


quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sugestão de Leitura - "Lenços Brancos", de Berta Helena

"Uma narrativa que escorre simplesmente como a vida. Para além da História, com seu peso aqui, a verdade dum drama familiar que, se não fosse registado na memória do coração, se perderia na frigidez do registo histórico. [...] LENÇOS BRANCOS é um manifesto afectivo, sincera e necessária vontade de preservar, em tempo oportuno, uma memória significativa."

Irene Lucília Andrade
Funchal, 9 de Março, 2003

Excerto:

"Mas, no amanhecer daquele Sábado de Aleluia, 4 de Abril de 1931, o Sargento Gomes Camacho não estava para grandes conversas, preferiu fazer a caminhada só com os seus botões. Seria realmente, como lhe constara, aquele o dia do grande passo? E sendo assim, seria mesmo possível levar a missão a bom termo, concretizar o sonho, o grande objectivo?"

p. 18, Lenços Brancos, Berta Helena, Colecção Terra à Vista, 6, Arguim Editora Regionalista, 1.ª Edição