sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia Nacional do Livro

A nossa biblioteca assinalou este dia de forma bastante singela. Apenas para lembrar que os livros são nossos amigos!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A nossa biblioteca

A nossa biblioteca, tal como algumas bibliotecas escolares, carece de alguns cuidados e necessidades. Se nada se fizer para que as condições oferecidas se alterem, corremos o risco de ficarmos sem alunos, seus principais frequentadores.

É urgente que ao nível da nossa escola e da região se pense nestas bibliotecas como cantinhos de leitura, de animação, de promoção de um bem que é o livro para não deixarmos os nossos alunos sem as armas necessárias e fundamentais para o seu futuro.

Muitas vezes ouvi, e até tenho reproduzido em diversas ocasiões, a frase ou dito popular "Quem lê sabe mais". Se assim é, alguém deve andar muito distraído, pois as leituras têm sido deixadas de lado. Os nossos alunos, que muito bem vêm preparados a este nível, veja-se a animação das pequenas bibliotecas no 1.º ciclo, chegam à nossa escola e muito pouco têm ao seu dispor no que concerne ao manuseio dos livros, principalmente na biblioteca da escola.

É urgente mudar mentalidades, práticas e, principalmente, a forma como se investe na cultura e na literatura dentro e fora da escola.


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Animação de Leitura

De regresso a mais um ano lectivo, começamos por planificar as actividades que pretendemos levar a bom porto durante os próximos meses. De entre estas, já não sendo uma novidade, iniciamos com aquela a que pretendemos dar maior ênfase: a animação de leitura.
A animação de leitura que ambicionamos não é mais do que a apresentação, mais ou menos interessante, de leituras e livros que imaginamos agradáveis para os nossos alunos.

Assim, tive o prazer de, no dia de ontem, apresentar um livro simpático de um autor estrangeiro, John Farman, nascido em 1944, que tem como preferência a escrita relacionada com temas históricos. O seu livro Jesus "Teenager", é, supostamente, o diário de Jesus e que nos conta, na 1.ª pessoa, alguns dos momentos por que Jesus terá passado. É uma história bem divertida e foi apresentada à turma 3 do 8.º ano. Fica aqui a capa do livro publicado no nosso país pela Campo das Letras:

Também no dia de ontem, a turma 3 do 5.º ano teve a minha presença. Fizemos a leitura de:
Este conto pode ser encontrado no livro Os Devoradores de Livros, da autoria de Natália Caseiro e ilustrações de Amélia Correia, publicado pela Editorial Diferença. Conta-nos a história de um rapaz de 15 anos, aluno de 10.º ano que gosta de ler mas evita que os outros saibam, simplesmente porque os seus amigos não gostam de ler. No final, acaba por ver que ler até lhe proporciona aquilo que mais gosta, como por exemplo um livro que ganha num concurso ou a oportunidade de falar com a Rosa, uma miúda por quem já sentia o coração palpitar. Aqui fica a capa deste livro, que contém mais um conto com o mesmo nome (Os devoradores de livros):