sexta-feira, 25 de março de 2011

Incognitus n.º 4 - Jornal da Escola

O jornal da escola, Incognitus, está já disponível em versão online aqui.

Na 2.ª feira, dia 28 de Março de 2011, estará disponível na escola em versão papel.

Agradecemos aos colaboradores e desejamos boas leituras a todos!

domingo, 20 de março de 2011

Conversa com... João Carlos Abreu

Amanhã, dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, vamos ter o poeta João Carlos Abreu na nossa escola para uma conversa com alunos de 10.º ano. O diálogo andará à volta do seu poema "New York", a partir das 10h10 na sala de sessões.

terça-feira, 1 de março de 2011

"Hora do Conto" com turmas do 7.º ano - 1 e 3


Na passada 6.ª feira, dia 25 de Fevereiro de 2011, durante a aula de português, a turma 3 do 7.º ano foi visitada a propósito da actividade promovida pelo Projecto de Animação da Leitura da nossa escola.

O conto escolhido foi "O meu amigo patinador", do livro "Os Meus Amigos", de António Torrado. O narrador apresenta-nos o amigo patinador que, por viver numa região em que todos andam de patins, tem uma grande dificuldade em ser caixeiro-viajante nas terras onde se anda a pé, acabando como treinador de hóquei em campo.
Os alunos ouviram embevecidos a narrativa desta amizade.

Este é, realmente, um livro que interpela o leitor a interagir nas cumplicidades e afectos das amizades.

[imagens da sessão com a turma 7.º3]

Hoje, 1 de Março de 2011, na parte da manhã, foi a vez do 7.º 1 ouvir uma das histórias do mesmo livro, "Os Meus Amigos", de António Torrado.

Desta feita, tratou-se de "O meu amigo Almiro", que, sem nunca ter ido a África, possui um elefante dado pelo tio quando viram o filme Tarzan.

Esta é realmente uma actividade que vale a pena acarinhar, pois verifica-se uma atenção especial por parte dos alunos quando lhes contamos uma história.